Deixo aqui um pequeno texto de apoio sobre as novas CJ, o material foi retirado de varios post n foi eu o criador da sabedoria apenas a reuni pois fiz muitos copy+paste pela nessa net fora. Espero que vos ajude!
Modo de funcionamento das camadas jovens
Contrariamente ao que acontecia anteriormente, penso que cada jogador terá agora, para cada característica dois atributos e não apenas um.
Um primeiro atributo será o nível em que essa característica se encontra presentemente e o segundo atributo será o nível máximo até ao qual essa característica poderá evoluir
Dos vários relatórios que vi, relativamente ao nível corrente, o valor mais baixo pode ser desastroso, sendo que o mais alto que encontrei até ao momento foi razoável. Relativamente ao nível potencial, o valor mais baixo que encontrei foi mau enquanto o mais alto foi excelente.
O relatório dos scouts
Dos vários relatórios que vi parece-me que existe sempre uma primeira informação genérica sobre o jogador, seguido de vários comentários (de 1 até a um máximo de 4) sobre algumas caracteristicas específicas:
- Frase inicial -
O João Carvalhais parece ser um jogador interessante. Ele tem 15 anos e parece ter algo especial.
Encontrei um jogador que me parece ser ideal para a sua equipa. Tem 15 anos e chama-se Carlos Fonte.
Bem, o candidato desta semana tem 16 anos e chama-se Flávio Gaspar.
O jogador Júlio Madeira tem 15 anos e, pelo que eu já vi, tenho de admitir que estou impressionado.
Genericamente, esta frase inicial permite saber apenas o nome do jogador e a sua idade (apenas os anos). Não me parece que contenha mais informação de relevo.
- Frase sobre nível actual de um atributo -
Se não treinar mais, este jogador ficará com a sua característica de Criatividade em razoável
Neste momento da sua carreira, este jogador é mau em termos de Assistências
Na minha opinião, este jogador é péssimo em termos de Defesa.
Dá informação sobre o nível em que está presentemente um dado atributo. Os rating usados são os normais (desastroso até razoável), sendo que apenas parecem ser referidos os níveis de finalização, defesa, creatividade, assistências, ala e Guarda redes. Não vi nenhuma referencia a resistência nem bolas paradas.
- Frase sobre nível potencial de um atributo -
Se treinar bem este júnior, irá ter um Defesa razoável!
Se ele se desenvolver bem, pode-se tornar num bom Ala antes de entrar na equipa principal.
Tendo a oportunidade de desenvolver as suas aptidões de Finalização, este miúdo pode ser um inadequado jogador, nessa área.
Em termos de Defesa, este rapaz poderá vir a ser um péssimo jogador
Dá informação até que nível máximo um determinado atributo poderá ser treinado nas camadas jovens (pode continuar a subir depois). Os rating usados são os normais (mau até excelente), sendo que também não vi nenhuma referencia a resistência nem bolas paradas.
- Frase sobre nível médio de todos os atributo -
Diria que ele é um inadequado jogador em termos globais.
Na minha opinião, as suas aptidões globais neste momento são do nível inadequado
Dá informação sobre o nível médio em que as características se encontram presentemente. Especulando, penso que essa média é feita com as 8 características, dado que alguns GR foram reportados com média de mau, o que faz supor que possa incluir resistência e bolas paradas.
Infelizmente já houve casos onde so havia uma característica com o nível referido e os outros ainda mais baixos...
- Frase qualificativa sobre um determinado atributo –
Se olharmos para as suas características em termos de Ala, avalia-lo-íamos como um júnior talentoso.
Na minha opinião, este jogador é promissor em termos de Defesa.
Em termos de Criatividade, este rapaz poderá vir a ser um incerto jogador
Esta é a frase sobre a qual existem mais dúvidas. Usa uma escala diferente, que é a seguinte (versão em inglês e português):
Hopeless - pessimo
Doubtful - incerto
Hopeful - promissor
Hot Prospect - com futuro
Talented - Talentoso
Prodigious - Futura Estrela
Relativamente ao significado, a especulação é de que pode referir-se ao nível presente de uma característica, ao nível potencial, à velocidade de treino, etc.
Dá análise que fiz dos vários relatórios, não me parece que esteja ligado nem ao nível corrente nem ao potencial de uma dada característica, até porque essa informação já é dada por outro modo directamente. Mas parece claramente existir uma relação com o nível do jogador e o que é dito nesta nova escala, o que também eliminaria a sua ligação com um factor do tipo ‘velocidade de treino’.
Presentemente, a minha opinião é que esta frase dá informação simultânea sobre o nível actual e potencial de um jogador. Na prática, como se fosse uma média entre o valor onde a característica está e até onde pode chegar. Desta forma, um jogador com potencial excelente (8) mas nível actual desastroso (1) é reportado com o mesmo rating de um jogador com um potencial inferior, por exemplo inadequado (5) mas que já está próximo do potencial (4). Jogadores em que o nível actual e potencial é baixo são qualificados nos ratings mais baixos, jogadores em que ambos os níveis (actual e potencial) são altos são logo classficados nos ratings mais altos.
Chamo a atenção que é pura especulação, já que era preciso ter muito mais relatórios dos scouts para poder chegar a alguma conclusão mais definitiva.
Níveis médios dos jogadores
Para podermos quando recebemos a informação do nosso scout optar por determinado jogador, é fundamental saber o nível médio com que os jogadores entram nas camadas jovens. Dá análise dos relatórios que tenho estas são as conclusões que tiro:
Nível corrente dos atributos foi extrapulado através directamente através da frase sobre média actual dos atributos, mas também pela média das informação individuais do nível corrente de um dado atributo. Por esses dados, os jogadores parecem, em média, ter um nível que varia entre mau e fraco. Na pratica, parece corresponder ao ponto médio do mínimo (desastroso) e máximo (razoável) que vi referido nos relatórios.
Relativamente ao nível potencial, foi extrapulada a partir da média das informações individuais do nível potencial para um dado atributo. Neste caso, o valor médio parece situar-se entre inadequado e razoável, que na prática também corresponde, grosso modo, à média do nível mínimo (mau) e máximo (excelente) que vi referido nos relatórios.
Parece existir uma diferença média entre o nível corrente e o potencial de cerca de 2 níveis.
Não se justifica estar a dar os valores precisos sobre os níveis dado que, por um lado o número de relatórios observado não é totalmente significativo embora corresponda a uma boa amostra (mais de 100 relatório). Por outro lado, pode existir algum enviesamento para cima nos dados, já que as pessoas tendem a divulgar mais facilmente quando lhes saiu um bom jogador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário